domingo, 5 de outubro de 2008

Fronteiras

____Há muitos anos atrás, na época das grandes navegações, no século XV, procurando por novos caminhos para as Índias, os portugueses descobriram uma ilha situada ao lado leste do continente africano, a qual era conhecida internamente por Zalaiá, que na língua nativa quer dizer paz e tranqüilidade. Ao desembarcar na ilha pela primeira vez, se encantaram com a beleza de sua fauna e flora, e pela boa recepção dos nativos (malaio-polinésios) que, em troca de pequenas mercadorias como espelho, roupas e acessórios em geral, forneciam aos visitantes alimentos e “hospedagem”. Assim, Zalaiá ficou conhecido como um ponto seguro de paradas, durante a viagem para as Índias.
____No fim do século XV, os navios franceses iam em direção as Índias com o objetivo de roubar as mercadorias das demais embarcações. Estes piratas pararam em Zalaiá pelo mesmo motivo de Portugal, mas eles começaram a usar a ilha como uma fonte de matéria-prima, explorando assiduamente o Baobá, uma árvore nativa que chega a alcançar 25 metros de altura e 7 metros de diâmetro. Os piratas extraiam-na para vender na Europa a um custo elevado, já que sua madeira era muito boa para ser usada na construção de móveis, casas e caravelas.
____Portugal, vendo o lucro francês com a extração do Baobá, se sente prejudicado, já que foi o primeiro a chegar à ilha, e acredita ser o único a ter domínio sobre a mesma para explorá-la. Portugal e França entram num conflito e, na tentativa de resolvê-lo, fazem um tratado, o Tratado de Julho (feito em julho de 1553), onde cada país tinha direito a, aproximadamente, metade da ilha. A parte do sul se tornou colônia francesa e passou a se chamar Madagascar e Portugal colonizou o norte mantendo o mesmo nome (Zalaiá). Enquanto colônia, os zalaianos tinham como principal obrigação extrair o Baobá para a metrópole, além do cultivo de alimentos e pesca.
____Portugal estimulava sua população a ir para Zalaiá, com o objetivo de povoar a ilha e ter melhor controle sobre ela para evitar uma nova invasão territorial, como a dos franceses. Os portugueses, instalados na colônia, comercializavam com os navios que por ali passavam.
____Ao final do século XVII, estavam insatisfeitos, tanto os zalaianos, por ver o Baobá sendo absurdamente explorado e sua terra sem a tranqüilidade costumeira, quanto os portugueses que viviam em Zalaiá, que não se conformavam em ter a maior parte do seu lucro indo para a metrópole. Em 1730, com a Coroa Portuguesa muito preocupada com a extração de minérios no Brasil, os zalaianos começaram o processo de independência fazendo revoltas e passeatas. Quando Portugal teve consciência não deu muita importância, já que sua maior prioridade era o lucro proveniente dos minérios vindos do Brasil. Não demorou muito para Zalaiá conquistar sua independência oficial em 17 de maio de 1745, elegendo um representante com o objetivo de liderar a nação, chamado Manuel de La Vista, por fazer parte da família mais rica e mais respeitada tanto pelos portugueses como pelos zalaianos.
____A partir da entrada de Manuel, instalou-se uma monarquia onde o poder era hereditário, passando de pai para filho. Ele criou a moeda Zal, dando ao país um caráter capitalista, seguindo os moldes do seu país colonizador. Em 1800, foi realizada uma votação entre toda a população do país, com o objetivo de decidir qual regime iriam seguir, pois os zalaianos queriam ter como representante uma pessoa que não fosse de descendência portuguesa. Os zalaianos, como eram maioria, ganharam a votação, instalando, assim, uma democracia, com eleições a cada 5 anos e sem nenhum partido, com qualquer pessoa podendo se candidatar, desde que tenha mais de 25 anos e com um elevado grau de escolaridade. Em 1801, foi feita a primeira votação, onde o zalaiano Eudini Linon assumiu o poder com 2 terços dos votos e criou a Constituição de 1802, que vigora até hoje.

sábado, 4 de outubro de 2008

Constituição de 1802

Fragmentos da Constituição de 1802 de Zalaiá:
1. Violação à propriedade.
_____1.1 Ao cidadão que cometer qualquer tipo de roubo ou invasão à propriedade, deve-se levar o caso ao tribunal onde será estipulado a pena de dois à cinco anos de prisão educativa, de acordo com a gravidade do ato. Ao ser preso, o praticante do crime é fichado e após três internações, o mesmo é exilado de Zalaiá podendo voltar depois de dois anos.

2. Crimes hediondos.
_____2.1. Em caso de tortura ou estupro, o praticante do crime pagará uma indenização à vítima, ou à sua família, e cumprirá a pena na prisão educativa por 15 anos.

3. Consumo de drogas.
_____3.1. Para maiores de 16 anos são liberadas somente as drogas: álcool e cigarro.
_____3.2. O consumidor de drogas ilegais é levado diretamente para uma clínica de reabilitação e passará a realizar trabalho comunitário por um tempo que será determinado proporcionalmente ao seu nível de vício.
_____3.3. O traficante será punido com dez anos de prisão educativa e realizará trabalho comunitário.

4. Problemas Ambientais.
_____4.1. É proibido jogar lixo no chão, rios e mares, caso contrário, o infrator passará a trabalhar para o governo recolhendo os lixos domésticos.
_____4.2. Quem cometer o vandalismo deverá arcar com as conseqüências, concertando e cobrindo o prejuízo.
_____4.3 As indústrias são obrigadas a filtrar o ar e a água antes de serem emitidos no meio ambiente. Caso contrário, a empresa será fechada até que melhore a sua infra-estrutura.

5. Educação.
_____5.1. Toda escola deverá ter como matérias obrigatórias: matemática, português, história, geografia, física, química, conscientização do meio ambiente, agricultura, pesca e educação física.
_____5.2. O professor deverá tratar os alunos de igual para igual e não deve existir nenhum tipo de violência. Deve haver respeito mútuo.
_____5.3. O sistema de avaliação depende de cada escola, mas é obrigatório ter, no mínimo, duas avaliações por ano e os alunos devem alcançar a média 7.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A sociedade

Situação atual do país em relação à:

  • Desemprego - Os casos de desempregos são raros, porém, quando acontecem, o governo paga uma quantia mínima de subsistência por dois anos, a não ser que o indivíduo encontre um novo emprego e se estabilize antes do prazo.
  • Prisão educativa - Funciona como um presídio de segurança máxima, em que possui uma cela para cada 2 criminosos, com banheiro e camas em boas condições, porém os prisioneiros são obrigados a participar de aulas de formação humana e são responsáveis pela limpeza do presídio.
  • Violência - Não ocorre muita prática de violência, porém os casos mais comuns que acontecem são relacionados a invasões de propriedade, pois os pequenos agricultores querem mais terra para o plantio, e assim além de ter o necessário para a subsistência, conseguir comercializar o excedente.
  • Obtenção de energia - 90% da energia provém das hidrelétricas dos rios Mahajanga e Ambanja, que por terem muitas quedas são bons para a obtenção de energia, porém isso não prejudica no transporte fluvial, já que possuem várias eclusas ao longo do percurso. Os outros 10% decorrem de energia eólica.
  • Problemas ambientais à Apesar de a população ser consciente e preservar a natureza, em Zalaiá existe uma forte fiscalização evitando graves problemas ambientais.
  • Escola - As escolas tem como objetivo formar bons cidadãos e torná-los independentes e conscientes de seus deveres para construir um futuro. Os alunos levam a sério a educação, por saberem que é uma oportunidade de grande utilidade em seu futuro.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Geopolítica


____As Grandes Navegações começaram no século XV visando expandir o comércio, obter grandes quantidades de metais preciosos, matéria-prima a um custo baixo, e tudo isso para manter uma balança comercial favorável, que eram os princípios básicos do Mercantilismo. Havia também naquelas circunstâncias uma influência de outros estímulos pessoais, espírito de aventura e fervor religioso.
____Quando estavam procurando novos caminhos para chegar as Índias, um famoso navegador português chamado Manuel de Coimbra, enquanto passava pelo Cabo das Tormentas, enfrentou problemas com a caravela e se afastou, sem perceber, da costa da África. Continuando viagem avistou um pedaço de terra que supôs ser o continente africano e continuou seu caminho. Ao chegar ao Norte percebeu que se tratava de uma nova descoberta, já que era uma ilha que não constava nas anotações, parou para explorar.



____Ao desembarcar, foi recebido pelos nativos (malaio-polinésios) e notou se tratar de uma sociedade relativamente atrasada segundo os padrões europeus, já que eles viviam de agricultura e pesca somente para subsistência.
____No século XVI, os franceses já haviam invadido Zalaiá e exploravam os seus recursos naturais como matéria prima para utilizar na Europa. Sentindo-se prejudicado, os portugueses reclamam seus direitos aos franceses, e com o Tratado de Julho divide-se a ilha em dois, onde Portugal explorava o Norte (Zalaiá) e a França o Sul (Madagascar).
____Em uma época de capitalismo comercial, tudo que pudesse ser vendido como lucro virava mercadoria na mão dos comerciantes europeus. As colônias garantiam grande lucro, visto que eram obrigadas a vender os seus produtos por preços baixos, e comprar das metrópoles coisas que necessitavam por preços altos (Pacto Colonial). Os portugueses exploravam principalmente o Baobá, carvão e ferro.
____Depois que Zalaiá se tornou independente, em 1745, os nativos começaram a pecuária extensiva que, após alguns anos, passou a fazer parte das suas exportações junto com o trigo.
Durante a Revolução Industrial, Zalaiá se encontrava em período de adaptação (pós independência) com uma monarquia e com a criação de uma moeda nacional (Zal). Zalaiá só começou se industrializar em 1806 com a entrada de Jomias no poder. Vendo que as exportações não traziam mais tantos lucros, e que era necessário aumentar a produção, ele trouxe para o país as primeiras máquinas, que eram utilizadas na agropecuária. Essas máquinas vieram dos EUA com preço baixo, pois já estavam ultrapassadas para os americanos, estabelecendo uma relação amigável com o país. Como conseqüência, a industrialização trouxe um aumento da produtividade e das exportações, aumentando o PIB do país. Por outro lado, ocorreu um período de elevado desemprego, mas com intervenção do Estado, este problema foi solucionado rapidamente, com a construção de obras públicas para oferecer empregos e ajuda financeira do governo para certos casos.


____Nas Guerras Mundiais, Zalaiá teve uma participação indireta atuando no fornecimento de alimentos e matéria prima para os Estados Unidos em ambas as guerras. Durante a 2ª Guerra Mundial, os países do Eixo tentaram invadir Zalaiá pra afetar os EUA. Estes impediram que a invasão fosse bem sucedida mandando tropas para defender Zalaiá.








Mapa do mundo com os participantes da Segunda Guerra Mundial. Os Aliados a verde (os mais recentes, que entraram no confronto após o ataque a Pearl Harbor, a verde mais claro), e as forças do Eixo a azul, com os países neutros em cinza.

____Sendo um país capitalista desde sua independência e aliado aos EUA, Zalaiá passou a Guerra Fria do lado dos americanos, mas sem muitas manifestações. Por conta disso, até hoje estes dois países são aliados economicamente.

____Atualmente, Zalaiá é um país emergente caracterizado principalmente por pequenas indústrias que não poluem o meio ambiente, exportação de produtos agropecuários com baixo valor agregado. Quando Zalaiá começou a se industrializar, o principal problema e o que mais chamou a atenção do governo foram as questões relacionadas ao impacto ambiental. Desde então, o governo investiu em estudos e desenvolvimento de projetos que evitassem a poluição do ar, solos e rios. Em 1900, o cientista Antônio Paulo Guimarães descobriu um método de filtrar os resíduos que saem das indústrias antes de serem liberados, o FQ (Filtragem Química). Trata-se de um método que utiliza substâncias químicas que reagem com a poluição, e esta é transformada em substâncias não poluentes, que podem ser liberadas para o meio. Esse método foi colocado em prática para teste até 1950, onde foi provado que era um método eficiente quando se trata de pequenas indústrias, onde a liberação de poluentes não é muito grande, começando a ser vendida para o exterior. Essa venda proporcionou para o país um aumento no seu PIB.
____A pecuária, que se desenvolve cada vez mais, tem causado grande polêmica no país. Muitas pessoas são contra esta criação de animais por ser fortemente industrializada, onde eles são muito maltratados. (Ver vídeo)
____Existe um projeto entre Zalaiá e África do Sul para a criação do bloco econômico UNÁFRICA (União da África) que pretende diminuir as tarifas alfandegárias para a comercialização entre esses países. Essa união vai ajudar Zalaiá, pois ele terá que aumentar a sua industrialização para poder competir com os produtos da África do Sul que chegarão mais baratos no país.